Notícias

Pousadas de Juventude promovem Turismo Acessível

As Pousadas de Juventude estão cada vez mais empenhadas em criar condições de mobilidade e turismo para todos. Atualmente a Rede Continental de Pousada de Juventude possui 32 unidades com quartos para pessoas de mobilidade condicionada.

O turismo acessível a todos tem tido cada vez mais importância no setor, sendo crescente a preocupação e a oferta de serviços turísticos adaptados, democratizando a acessibilidade e o usufruto a todas as pessoas, incluindo aquelas com necessidades especiais de mobilidade.

Segundo o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, “A acessibilidade é um elemento central de qualquer política de turismo responsável e sustentável. Constitui simultaneamente um imperativo dos direitos humanos e uma oportunidade de negócio excecional.

Acima de tudo, temos que começar a compreender que o turismo acessível não beneficia apenas as pessoas com deficiência ou com necessidades específicas, beneficiamos a todos.”

Do norte ao sul, do litoral ao interior, e em todos os quatro segmentos das Pousadas de Juventude (natureza-aventura, praia, histórico-cultural e urbana), é possível, atualmente, reservar um quarto para pessoas de mobilidade condicionada.

Para o presidente da Movijovem, Ricardo Araújo, “a mobilidade juvenil deve ter em consideração o turismo para todos, promovendo o bem-estar social e impedindo limitar ou condicionar o acesso a equipamentos e serviços turísticos, de modo a garantir a igualdade de direitos e condições a todos os cidadãos”.

As unidades com recursos para pessoas de mobilidade condicionada podem ser consultadas aqui!

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119

movijovem@movijovem.pt
www.movijovem.pt

Segue-nos