Notícias

50 jovens de toda a Europa reúnem-se em Portugal para promover as eleições europeias

Entre os dias 3 e 9 de abril, a Pousada de Juventude de Vila do Conde recebeu jovens de toda a Europa no âmbito da campanha More in 24. É um projeto europeu promovido pela Associação Europeia do Cartão Jovem (EYCA) para sensibilizar e mobilizar os jovens para votar nas próximas eleições europeias de 2024 que se realizarão entre 6 e 9 de junho. 

A iniciativa conta com 50 changemakers de 17 países da União Europeia que desde outubro têm vindo a dinamizar eventos e iniciativas que motivem os jovens a votar, apelando ao voto e informando-os da importância destas eleições e o que representam. 

O pontapé de saída desta campanha foi dado há um ano com o lançamento das candidaturas, seguido da seleção dos changemakers e do primeiro encontro presencial em Turim, Itália. Desde aí que várias iniciativas foram dinamizadas. Em Portugal, a Marta Azevedo, a Rita Sezinando e o Tomás Sena já contactaram com cerca de 400 jovens em eventos como a Futurália e a Qualifica, em ações de rua no Porto e na Guarda, em faculdades em Lisboa e Porto e numa ação de arte urbana na Maia, em parceria com o munícipio. 

Nos próximos dois meses, o objetivo é falar diretamente com 1000 jovens em faculdades, num ciclo de cinema que estão a organizar e em várias Euro Quiz Nights que vão organizar em Lisboa, Setúbal e Porto, terminando com um ou dois eventos que esperam contar com alguns dos candidatos a eurodeputados nestas eleições.  

O encontro em Vila do Conde permitiu que os ativistas pudessem voltar a encontrar-se presencialmente, a discutir novas formas de abordar os jovens e até iniciativas que possam ser replicadas em todos os países. Cada país também tem um coordenador da ação, tendo estando a maior parte também reunida para fazer um balanço sobre a campanha e lançar já o mote para futuras campanhas de envolvimento entre os vários parceiros. 

Portugal tem sido um dos países com maior dinamismo nestas ações internacionais do Cartão Jovem, daí que tenha sido o país escolhido para acolher esta iniciativa a dois meses das eleições europeias. Acabou por também ser uma oportunidade única para estes changemakers e respetivos coordenadores conhecerem Portugal, Vila do Conde e os vilacondenses. Aliás, uma das atividades foi um jantar/encontro com jovens de Vila do Conde que ficaram a conhecer os changemakers dos vários cantos da Europa. O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, marcou presença neste encontro e destacou a importância deste evento para os jovens vilacondenses e a importância da representatividade jovem nas eleições europeuas e na tomada de decisões políticas.  

Para a Sara, changemaker espanhola, foi “uma experiência única num lugar único: a nossa formação em Vila do Conde foi a mistura perfeita entre o internacional (tendo em conta os participantes vindos de toda a Europa) e o local (tendo oportunidade de participar num evento local e trocar impressões com os cidadaõs de Vila do Conde)”. 

A Cara Aquilina, veio de Malta, e para ela esta iniciativa foi memorável e que a interação com os jovens vindos de vários países tornou a experiência ainda mais enriquecedora.

O encontro terminou no domingo e contou com a presença do presidente da Associação Europeia do Cartão Jovem (EYCA), Miguel Perestrello, que acumula esta função com a de presidente da Movijovem. No encerramento, os jovens dos vários países reforçaram a importância deste evento e do bom acolhimento em Portugal e na Pousada de Juventude de Vila do Conde. Deram nota dos vários momentos deste encontro e das atividades que vão dinamizar nos seus países para que possam abordar e sensibilizar mais jovens a votar nestas eleições. 

O presidente da EYCA, Miguel Perestrello, salientou a importância desta iniciativa enquanto promotora do Cartão Jovem enquanto instrumento fazedor de políticas públicas para a juventude, “na EYCA estamos totalmente comprometidos com a juventude e empenhados na sua mobilização para a construção de uma Europa unida e solidária, dentro e fora de portas.” 

Recorde-se que a EYCA é uma associação não governamental e sem fins lucrativos que conta mais de 8 milhões de jovens portadores de Cartão Jovem Europeu em mais de 30 países da Europa. Em Portugal, atualmente, há cerca de 120 mil portadores de Cartão Jovem Europeu.

Para ficar a conhecer melhor esta campanha pode consultar o site www.morein24.eu e as páginas de Instagram do More in 24 e do Cartão Jovem em Portugal. 

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119
(Custo de chamada de rede fixa nacional)

Segue-nos