Notícias

Cartão Jovem passará a ser gratuito para todos os jovens entre os 12 e os 30 anos

 

A partir de 2024, o Cartão Jovem passará a ser gratuito em Portugal. Atualmente, o Cartão Jovem Europeu abrange os jovens entre os 12 e os 30 anos oferecendo benefícios e vantagens em Portugal e na Europa, promovendo a mobilidade juvenil, o acesso à cultura e a participação cívica, por meio de oportunidades nacionais e internacionais. 

Este emblemático cartão, criado em 1986 e amplamente utilizado nos anos 80 e 90 ganhará uma nova vida no início de 2024. Este relançamento do Cartão Jovem Europeu irá potenciar uma renovada plataforma de comunicação e a criação de comunidades de ação relevantes para a área da juventude, no âmbito da participação cívica. Esta alteração do modelo de acesso, sem barreiras socioeconómicas (o Cartão Jovem tem uma anuidade de 10€), através da gratuitidade do Cartão Jovem está assente em 4 eixos principais:

  •        Generalização do seu acesso e da sua utilização em todo o país e na europa;
  •        Segmentação das respostas, direcionanado-as para os diferentes grupos etários (12-17 | 18-23 | 24-30);
  •        Digitalização através da melhoria das plataformas digital e da criação da versão waltet para sistema Android e iOS, para além da atual presença no id.gov.pt;
  •        Novas vantagens e descontos na área da mobilidade, formação, literacia financeira, cultura e lazer, desporto e entretenimento. 

Atualmente, há cerca de 100 mil jovens detentores do Cartão Jovem em Portugal entre os mais de 7 milhões na Europa. Entre os 35 países que têm o Cartão Jovem Europeu, os seus detentores têm acesso a mais de 40 000 vantagens.

Na área das novas vantagens em Portugal, a Movijovem procurou responder às necessidades da juventude após ter sido realizado um inquérito aos jovens portugueses, que auscultou cerca de 10 mil jovens, sendo um dos maiores inquéritos realizado recentemente aos jovens em Portugal. 

Assim, para além das vantagens nacionais de maior destaque como os descontos nas Pousadas de Juventude, no Intra_rail, na CP – Comboios de Portugal, na Galp, na Moche, no MEO Kalorama ou no Jardim Zoológico de Lisboa, juntam-se agora o Cinema City, a FilmIn, a Wook, o Doutor Finanças, a Flixbus, entre outros parceiros de grande relevo e interesse dos jovens.

De destacar ainda a aposta nas vantagens relacionadas com o desporto através das recentes parcerias com a Liga Portugal, a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Portuguesa de Hóquei, a Federação Portuguesa de Basquetebol e o Sporting Clube de Braga, o Sporting Clube de Portugal assim como o Futebol Clube do Porto. 

Nas próximas semanas e ao longo de 2024, serão apresentadas todas as vantagens e valências do renovado Cartão Jovem às quais se juntarão também as experiências, tais como a campanha “More in 24” de sensibilização dos jovens para as eleições europeias 2024, a Tribo J e os momentos exclusivos em parceria com os parceiros do Cartão Jovem. 

O renovado Cartão Jovem, gratuito, digital e generalizado, pretende impactar a vida dos jovens portugueses, enquanto ferramenta de informação, participação, capacitação e descontos.

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119
(Custo de chamada de rede fixa nacional)

Segue-nos