Notícias

Investimento de 90 mil euros reabre Pousada de Juventude da Guarda

 

A Pousada de Juventude da Guarda vai reabrir sexta-feira, 19 de maio, graças a uma intervenção de reabilitação no valor total de 90 mil euros, que permite reabrir este espaço mais de 11 anos após o seu encerramento. A reabertura recupera assim um importante equipamento para a promoção e garantia da coesão territorial e da igualdade de acesso à mobilidade e ao turismo juvenil.

Encerrada desde janeiro de 2012, a intervenção na Pousada da Guarda incidiu maioritariamente na recuperação da caixilharia das janelas, do telhado, do átrio, de pinturas de interiores e da fachada do edifício, bem como na aquisição de novos equipamentos e mobília, num investimento totalmente garantido pela Movijovem.

A Pousada de Juventude da Guarda tem a capacidade de 16 quartos, divididos em quatro quartos duplos com casa de banho, dois quartos duplos com casa de banho partilhada e 10 quartos múltiplos com 4 camas, para um total de 52 camas. Esta Pousada vai ainda assegurar a criação de 8 novos postos de trabalho.

Desde o seu encerramento, esta Pousada de Juventude só reabriu pontualmente para acudir a emergências locais e nacionais, como o acolhimento de migrantes ucranianos, o alojamento de corporações de bombeiros, quando de períodos críticos de incêndios, entre outras.

Este importante passo resulta da aposta do Governo, assumida em janeiro deste ano, quando a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a tutela da Juventude, revelou a intenção de reabrir as Pousadas da Juventude de Vila Real, Portalegre e Guarda, e a realização de obras de reabilitação da Pousada da Juventude de Lisboa – Parque das Nações. 

Depois da reabertura desta unidade, segue-se a reabertura, de parte da Pousada de Juventude do Parque das Nações, em Lisboa, que está em obras de reabilitação e tem atualmente 30% da sua capacidade encerrada, e também, até final do ano a reabertura da Pousada de Portalegre. Já a Pousada de Vila Real irá reabrir ao longo do ano de 2024. Ao todo, irão ser aplicados 1,2 milhões de euros na revitalização da rede das Pousadas de Juventude.

Além da sua vertente de turismo direcionado para os jovens, a rede das 43 pousadas (incluindo a da Guarda) responde também a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil. Com a reabertura destas pousadas pretende-se contribuir para o aumento dessa percentagem.

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119
(Custo de chamada de rede fixa nacional)

Segue-nos