Notícias

Movijovem lança Plataforma J, uma iniciativa que pretende ouvir os jovens portugueses

A Movijovem apresentou ontem, dia 8 de março, a Plataforma J que surge como um espaço para que os jovens portugueses participem na definição das prioridades, das políticas e das vantagens oferecidas pelo Cartão, mas, além disso, na implementação de políticas públicas de juventude em Portugal.  

Esta iniciativa serve, principalmente, como espaço comum a um conjunto de jovens: espaço de reunião, de debate, de pensamento e de ação. Deve servir para promover a participação, não só dos jovens que a compõem, mas também para incentivar outros da sociedade civil a participarem ativamente, de modo e para influenciarem os decisores políticos a desenharem políticas públicas nas áreas da juventude, da sustentabilidade, da cidadania, da educação ou outras, adaptadas às suas necessidades. 

A plataforma será composta por nove jovens, que tenham, à data de candidatura, entre 14 e os 29 anos e sejam portadores do Cartão Jovem e o mandato dura 2 anos. Os critérios base de avaliação prendem-se com a adequação à missão e valores do Cartão Jovem; a motivação e disponibilidade para pertencer à Plataforma e a representatividade demográfica, etária, étnica, territorial; área de contributo e grau de experiência.

Neste primeiro período, o painel contará com os dois portugueses que integram o painel de 21 ativistas europeus da iniciativa Stand for Something. Uma iniciativa lançada pela EYCA, Associação Europeia do Cartão Jovem, em 16 países europeus, no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. O objetivo é estimular os mais jovens a participar nos destinos e no futuro da Europa defendendo as causas em que acreditam. 

As inscrições estão abertas até dia 8 de abril. 

Inscrições e mais informações em bit.ly/PlataformaJ

 

Contactos

Rua Lúcio de Azevedo, 27
1600-146 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217 232 119
(Custo de chamada de rede fixa nacional)

Segue-nos